quinta-feira, 1 de maio de 2008

Repercussões do dia 1 de Maio de 1974

Todos nós sabemos que hoje é feriado, que podemos dormir mais um pouco, que podemos passear pois para a maioria é dia descanso. Mas algo aconteceu neste dia, há 34 anos atrás, com repercussões por todo o país.

Pela primeira vez em Portugal, decorreu uma enorme manifestação com centenas de milhares de pessoas a percorrerem as ruas da capital sob o lema "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO", que culminou com um comício onde discursaram: representantes do Movimento de Esquerda Socialista, da Intersindical (que funcionava clandestinamente desde 1970) mas as palavras mais aguardadas eram, sem dúvida, as de Álvaro Cunhal e Mário Soares.
Desta forma, foi comemorado pela primeira vez o Dia do Trabalhador, não por falta de tentativas em ano anteriores, pois estas eram continuamente reprimidas pelo regime salazarista.

"Este foi o reconhecimento popular da
Revolução dos Cravos."


Outras manifestações decorreram nos dias seguintes, organizadas por vários movimentos de trabalhadores.




Foi no dia 5 de Maio de 1974 que nasceu o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações. Mais de 10.000 trabalhadores da empresa pública Correios e Telecomunicações de Portugal reuniram-se no Pavilhão dos Desportos (agora Pavilhão Carlos Lopes) para assistir ao comício onde viria a nascer este sindicato.
É com orgulho que o meu pai me relata este dia tão intenso e tão presente na sua memória, vivido entre colegas seus de Arganil e outros ainda a quem se juntaram:
- Assistimos ao comício e só depois caminhámos desde o pavilhão, atravessando a Avenida da Liberdade e terminando na Praça do Comércio sempre a gritar "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO".